quarta-feira, 6 de maio de 2009

Augusto Boal no Teatro do Beco



O espetáculo dirigido por João Pedro Madureira, “Agora eu era, corte 1”, em cartaz às sextas-feiras no Teatro do Beco, teve seu processo de criação dramático inspirado no método de Augusto Boal, o Teatro do Oprimido.

Boal faleceu no último sábado, 2 de maio, de insuficiência respiratória e foi um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos.

Ele foi diretor de teatro, dramaturgo e ensaísta brasileiro, uma das grandes figuras do teatro contemporâneo internacional. Fundador do Teatro do Oprimido, que alia o teatro à ação social, suas técnicas e práticas difundiram-se pelo mundo, notadamente nas três últimas décadas do século XX, sendo largamente empregadas não só por aqueles que entendem o teatro como instrumento de emancipação política mas também nas áreas de educação, saúde mental e no sistema prisional. Boal foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2008, em virtude de seu trabalho com o Teatro do Oprimido. Em março de 2009, foi nomeado pela Unesco embaixador mundial do teatro.

Nas palavras de Boal: "O Teatro do Oprimido é o teatro no sentido mais arcaico do termo. Todos os seres humanos são atores - porque atuam - e espectadores - porque observam. Somos todos 'espect-atores'."

A peça “Agora eu era, corte 1” fica em cartaz toda sexta-feira até 15 de maio.

Teatro do Beco
A peça: “Agora eu era, corte 1”
Quando? 8 de maio, sexta-feira
Hora? A casa abre às 20h. O espetáculo inicia às 21h
Quanto? R$12 e R$10 (classe artística, estudantes e maiores de 60 anos)
Onde? Porão do Beco – Av. Independência, 936
A dica: Quem assiste a peça pode ficar para a festa depois.

Crédito da foto: Gustavo Razzera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente.